quarta-feira, 20 de janeiro de 2016

Little Alice up date 16 meses (ide buscar um cafézinho que o texto é looooongo)




Estes pequenos cogumelos mágicos crescem à velocidade da luz. Quando paramos para pensar 2 minutos e olhamos para eles com olhos de ver, já estão a entrar na escola ou estão na adolescência. É o que sinto quando olho para a minha mais filhota mais velha. Penso, "raios, ainda ontem era uma pituca que me desarrumava os armários da cozinha toooodos e agora anda aqui, com madeixas roxas e a falar da faculdade. Onde está o meu bebé?". A mesma coisa acontece com a Alice, mas desta vez tenho mais consciência desse malvado tempo que passa e tento não perder nem uma migalha de todas as suas conquistas. Escrevo tudo, datas, lugares, quem estava, como aconteceu.

Esta bebé é uma espertalhona irrequieta. Muito diferente da minha M. que sempre foi uma paz de alma (salvo nos terríveis 3 que quase fiquei careca de tantas birras). A Alice é teatral, quando quer qualquer coisa e recebe um "Não!", atira a cabeça para trás qual atriz de novelas brasileiras e entra num pranto "Oooh mamããã! Papáá! Bebé quéééé!" Portanto chama por mim, pelo pai e explica que quer. E no caso de não termos percebido, repete a dose de pranto enquanto ninguém fizer nada, ou seja, enquanto não acedermos ao seu pedido, temos ranho e lágrimas de crocodilo. Dá-me sempre imensa vontade de rir porque é uma malandra. 9/10 não consigo esconder o riso, porque é mesmo impossível fazer cara de mazona com ela. Já o Pai raramente se desmonta, fica firme. Quando lhe damos outra coisa para esquecer a que lhe foi negada, não se conforma, aponta com o seu dedinho minúsculo o objecto do desejo e diz "Nããã, ééte! Mamã ééééte (este)!" - Não me levem por burra, é este o que eu quero, o que me estão a dar não tem a mínima graça! Abençoada sejas minha filha por já saberes muito bem o que queres. É bom esta afirmação de si, é, mas a nós tiram-nos anos de vida sobretudo em sitios públicos. Tem 16 meses. Dezasseis meses. Quem ensina estes fedelhos a exprimir seja o que for? Pois.
Florzinha neste momento está com 10kg, nem mais nem menos. É uma rodas baixas como a mamã e o papá 74.5cm e só apetece dar dentadas naquele corpinho rechonchudo com cheiro a algodão doce. Já diz algumas coisas ou pelo menos já compreendemos algumas coisas :  
(Marina/Mana) que chama desalmadamente batendo-lhe à porta do quarto ou quando nos ouve chamá-la.
Aféééé (Café) tem pancada por Café, quer molhar a colher e provar a espuma. Faz-nos os cafés de manhã. Liga a máquina com o seu indicadorzinho. Tira a chávena da prateleira. Mete debaixo do bico da máquina. Mete a cápsula e carrega no botão, sem antes mostrar a imagem do café grande ou pequeno. Eu só ajudo mesmo transportando-a no meu colo de um lado para o outro e fecho o manipulo, claro. É maravilhoso ver o seu empenho em querer nos agradar.
Soltou o tão esperado "Mamã" por tudo e por nada, ao fim do dia 13 de Novembro 2015 enquanto fazia uma birra gigante para adormecer. Foi a minha prenda de aniversário com uma semana de antecedência. Nunca fiquei tão feliz com uma birra da minha filha.
Nãã qué! Qué! (Não quero! Quero!) acho que o Não é a sua palavra preferida. Alice queres água? Nãã! Alice tens chichi? Nãã! Tens cocó? Nãã! Queres pápa? Nãã!
A piolha já avisa quando quer fazer cocó. Apenas diz "Cocó" e toca de fazer força onde quer que esteja. Estás a fazer cocó, Alice? A resposta, aposto que já adivinharam. Também diz xixi à sua maneira, Sissi! É fofinho, é sobrenome de uma tia minha. Já vai ao pote na creche mas aqui em casa ainda não conseguimos conciliar muito bem o momento alarme com o momento sentada no pote. Havemos de lá chegar.
Ácha (bolacha), Pópó, Auau (cão, mas pode ser para um gato também), Bêêêê (ovelha), Pato, Pãã (pão), eitinho (leitinho), Mai! (mais), Tio, Bóbó/Bobô (vóvó, vôvô), Açã (maçã, mas também chama maçã qualquer fruta que vê), Pá! (pára!).

Este pequeno furacão deu os seus primeiros passos no dia 9 de Dezembro e só começou a andar mesmo no dia 8 de Janeiro 2016. Agora é ver este pinguinzinho andar de um lado para o outro às vezes com uma tal rapidez que até nos esquecemos de respirar de medo que se esbardalhe. Quando estamos em casa é uma delicia, já na rua é um pesadelo, a nossa calçada não é propriamente o que há de melhor para um pezinho tamanho 18. Já não gosta tanto do nosso colo, nem tampouco do carrinho, faz sempre birras quando tem de se sentar lá, deixa-nos sempre a transpirar e a bufar. Ela quer é AN-DAR! Ama ouvir o Pai a cantar, quer ver os vídeos do Pai, over and over and over. Amo a voz do meu marido e as músicas dele, mas há dias que me sai pelos buracos do nariz. (Thank you Baby Alice.)

Continua Miss Esquisitóide para comer sólidos. Nada passa, cospe tudo. Mas como adora sopa, aproveito para meter lá dentro tudo o que ela não come em sólidos. Carne, peixe, frango, peru tudo! A única coisa que adora comer é massas e arroz (branco, sem ervilhas, cenouras ou qualquer outro adorno). De resto iogurtes, puré de frutas e pápas marcha que é uma maravilha. Já come sozinha com a colher, em todas as refeições sou obrigada a dar-lhe uma tacinha só para ela. Claro, eu vou lhe dando da grande mas ela já se safa super bem.

Gosta de apagar e aceder luzes. De carregar no botão para chamar o elevador. Ama o banho e adora beber água pelo chuveiro (senti-lo na pinha é que já não acha tanta graça) brinca imenso com os bonequinhos de repuxo. Tem uma adoração sem fim pelo Panda, Xana toc toc e Avó Cantigas. Gosta de música infantil espanhola (não me perguntem porquê, nem como!). Tem uma destreza desconcertante com tlmvs e ipad, sabe pôr no youtube, escolher o vídeo que quer ver e carregar no play. Quando fica farta sabe puxar o vídeo para baixo e escolher outro (ME-DO). Tentamos não lhe dar o telemóvel como uma solução para a acalmar ou para a entreter mas a realidade é nem sempre é fácil. Também não tem contacto com tvs e tlmvs 1h antes de dormir. Queremos que esteja descansada, que brinque com os seus brinquedos antes de ir para a cama, longe de aparelhos electrónicos. Adormece regra geral entre as 20:15 e as 21:15, depende muito da nossa organização ou do estado de cansaço da pituca. Dorme relativamente bem, acorda 2-3 vezes, uma chupeta para repor, um miminho ou um leitinho entre as 2:00-4:00 e às 7:45-8:00 está fresca que nem uma alface.

É uma bebé fácil de se criar apesar de gostar das suas ricas rotinas, é furacão, é sim senhor, não pára quieta, não é nenhum nenuco, mas também é doce como o mel que tras nos seus caracóis. E lá vamos nós em 16 meses. Como o tempo passa...


Sem comentários: