quinta-feira, 1 de setembro de 2016

Anorexia fisiológica dos 2 anos parte II (finalmente)





Saímos de casa como dois loucos, desesperados, com o coração do tamanho de uma ervilha. Olho para o meu marido, Pai L. com cara fechada, coisa muito rara. Queria chegar ao Hospital o mais rápido possível. Queria voar! Precisávamos saber o que se passava com a nossa pequenina. De repente mais nada fazia sentido. Segurei na mão da Alice durante o caminho todo "O que tens minha Alice? Não gostas da pápa da mamã, meu amor? Porque não queres comer, meu doce?"
Visto daqui parece uma reação exagerada, afinal é só apenas uma criança que não quer comer. Vai passar. Mas coração de Mãe não é assim. Coração de Mãe preocupa-se, quer respostas. Não comer nada ou quase nada durante tantos dias, não é normal. Não pode ser normal.
Chegando à sala de triagem, sinto-me um bocado tola, porque afinal a Alice não caiu, não tem febre, não tem "doença" visível ou pelo menos palpável o suficiente para ir às urgências. 
Mal entro na sala, a assistente exclama : Aaaah mas que caracóis e bochechas maravilhosas! Não passas fome Alice. Bem... O que dizer após uma entrada destas? 
Entre risos e nervosismo explico-me, meia atrapalhada e envergonhada ao enfermeiro por não ter dados concretos salvo a minha aflição e medos de Mãe. "A minha filha não come em termos há 11 dias. A minha filha recusa tudo, salvo o leite e a água. Ajude-me por favor! Não tenho medição de febre para lhe apresentar, não tenho episódios de vómitos, nem quedas, nem de noites infernais. Tenho apenas esta caracoleta que foge literalmente de um prato de comida." 
Com um sorriso meigo e compreensivo (OBRIGADA, HOSPITAL DE SÃO JOÃO), dirigiram-me ao médico de serviço, "Respire, Mãe. Vamos ver o que se passa com estes caracóis saltitões, a Mãe não sai daqui sem diagnóstico, não se preocupe." 
Diagnóstico! Era tudo o que eu queria! Uma explicação, um nome, algo a que me possa agarrar. Muito rapidamente, pesaram a Alice, tiraram febre e fizeram análises às urinas. Tudo numa perfeita normalidade. A Alice não perdeu peso desde a última consulta na pediatra, engordou umas 500gr. Urinas normais. Zero falta de vitaminas. Zero doenças desde Maio. Uma menina em perfeita saúde. E um alívio, oh Deus, um maravilhoso alívio neste coração de Mãe. Mas afinal o que tem a minha filha?

Chama-se Anorexia fisiológica dos 2 anos. Nome muito feio e assustador para algo até bastante comum. 

Por volta dos 12 meses (até completar os 2 anos) as crianças passam a comer menos. Isto deve-se ao facto do crescimento a partir do ano de idade ser inferior aos primeiros 12 meses de vida. As crianças passam a ter menos necessidades alimentares. Deste modo acabam por comer menos. Não estão a "enjoar" a comida. Simplesmente não têm fome. Trata-se de uma etapa, tal como muitas outras (começar a gatinhar, andar, palrar, falar etc...). É preciso conhecê-la para não causar grande preocupação, ter bastante calma porque vai passar.

Sim, vai passar. Mas como lidar com isto até "passar"? Bem, aqui em casa, metemos o coração ao largo. Deixámo-la comer o que quis do prato. Todos os dias servi-lhe as refeições como antes. Ás vezes picava alguma coisa, outras nem por isso. Hora do lanche igual, tudo como antes. Deixei de alterar o menu para lhe agradar. E sabem que mais? Após quase 3 meses, a Alice voltou a comer a minha sopa. Voltou a comer arroz e massa como se não houvesse amanhã. Pasmem-se mas esta miúda que sempre recusou a carne e o peixe sem serem mascarados na sopa ou assim, ontem até pedacinhos de frango comeu!

Vai passar. Está a passar. Chorei de alegria quando a Alice comeu a sopa toda, nem respirei, a cada colherada, e apesar das lágrimas de felicidade me escorrerem pelo rosto abaixo, tentei fazer de conta que era normalíssimo ela estar a comer, tal era o meu medo que ela parasse. Se tudo isto é assim tão fácil como um simples "Oh! Vai passar!"? Não. Meu Deus, como não é! É um momento de muita aflição, de medo e angústia muito grande. Tirou-me o sono. Quantas vezes ao adormecê-la chorei a olhar para ela, e perguntei-me o que se passava naquele corpinho com os refegos mais doces do mundo. Alguns poderão achar que a minha reação foi exagerada, mas eu sou assim. Não faço tempestades em copos de água, não me impressiono facilmente, não me preocupo por demais. Tanto que demorei quase dois meses até levar a Alice ao médico. Mas confesso-me Mãe galinha. Confesso-me frágil. Muito frágil quando se trata das minhas filhas. Da minha família. 

Se posso dar um conselho a mamãs que possam vir/ estão a passar pelo mesmo : Reajam como o vosso coração mandar. Sim, vai passar. Sim, é uma fase. Mas vocês têm todo o direito do mundo de vos preocupar, de terem medos. As palavras chave nisto tudo são PACIÊNCIA, toneladas dela e muito, mas muito, muito AMOR. Só e apenas.

Um beijinho 

Mãe Su


(Quero pedir desculpa pela demora desta segunda parte do post, várias mamãs estavam à espera, mas como expliquei no facebook deste cantinho solarengo, mudámos de casa neste mês de Agosto, e como imaginam, foi muito muito atarefado. Novas rotinas e etcs... Outro assunto que, em breve, irei falar.)

2 comentários:

Viver a vida disse...

Fiquei emocionada ao ler as tuas palavras, mas que aflição. Sei o que é ter uma bebe que é esquisita a comer, que não gosta de quase nada e que diz não a tudo à primeira oferta. A Ema basicamente às refeições também só come sopa e sobremesa, tento sempre por um pouco de comida, às vezes vai outras não... deixo andar como tu disseste e estou à espera que ela se agarre de um dia para o outro.
Beijinhos e ainda bem que tudo está a ficar bem.

Patrícia disse...

Não sabia dessa fase, ensinam-nos tanta coisa em psicologia sobre as crianças mas não se fala de tudo. Bem, as crianças são iguais a nós adultos, complexas, mas com a diferença de não se saberem explicar.
Ainda bem que é só uma fase, tenho um bebé com 1 ano feito à 1 semana, não sei se vou passar essa fase mas penso que não porque este miúdo come tudo o que lhe metem à frente!
Mas obrigada pela tua partilha

Beijinho
www.blogasbolinhasamarelas.blogspot.pt